Regulamento

1. A olimpíada

·A SEAMO – Southeast Asian Mathematical Olympiad – é uma iniciativa do Terry Chew Institute of Mathematical Olympiads de Singapura. Foi criada em 2016 como uma plataforma para preparação e avaliação de estudantes para Matemática baseando-se no currículo oficial de Matemática do Ministério da Educação de Singapura.

O Prof. Terry Chew – diretor acadêmico da SEAMO – foi o primeiro autor em Singapura a publicar uma série de livros para preparação para Olimpíadas de Matemática (2007). As coleções “Unleash the Maths Olympian in You” foram classificadas como Golden-Standard pelas autoridades educacionais e é utilizada pelas escolas de todo sudeste asiático. Ele também é autor do “Wicked Mathematics” , uma das principais referências na área de solução de problemas e seus livros hoje são utilizados em mais de oito países, entre eles, Austrália, Estados Unidos, Filipinas, India, Indonésia, Malásia e Vietnam e já foram traduzidos para outros 3 idiomas.

O currículo de Matemática de Singapura dá grande ênfase ao desenvolvimento do pensamento crítico (critical thinking skills) como parte das competências para o século XXI visando a preparar o estudante a fazer relações e “pensar fora da caixa” para se preparar para o mundo do trabalho deste século.

Desde sua criação mais de 60.000 estudantes de 18 países de várias partes do mundo tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades de pensamento crítico e matemático e obter reconhecimento global pelos seus conhecimentos. Para a edição de 2020, em formato online, está prevista a participação de mais de 25.000 estudantes de 22 países, entre eles, Austrália, Brasil, China – Hong Kong, EUA, Filipinas, Índia, Indonésia, Itália, Laos, Malásia, Myanmar, Noruega, Romênia, Singapura, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan e Vietnam. A Rede POC é responsável exclusiva pela organização da competição no Brasil.

Podem participar estudantes de 7 a 18 anos de idade.

2. As provas

I) A olimpíada terá duas etapas: a etapa global SEAMO, que ocorrerá em 18 de outubro de 2020 (10h – horário de Brasilia – em formato online), e a etapa internacional SEAMO X que ocorrerá em 23 de janeiro de 2021(também em formato online). Poderão participar da SEAMO X apenas os premiados na fase global com medalha de ouro, prata ou bronze. Todas as informações sobre a SEAMO X serão divulgadas com os resultados da fase global SEAMO.

II) A provas serão individuais e terão uma duração de 120 minutos e serão realizadas no idioma Inglês.

III) Serão divididas em 6 categorias: Paper A (7 – 8 anos de idade), Paper B (9 – 10 anos), Paper C (11 – 12 anos), Paper D (13 – 14 anos), Paper E (15 – 16 anos) e Paper F (17 – 18 anos). Os estudantes deverão se inscrever na sua faixa etária respectiva.

IV) Mais informações sobre as categorias podem ser encontradas no link: https://seamo-official.org/resources

V) Todos os participantes poderão se preparar com a SEAMO´s Math Mastery Online Series pelo link https://tutify.com.sg/math-mastery. É um curso GRATUITO de preparação para Olimpíadas de Matemática idealizado pela Terry Chew Academy para estudantes dos países participantes da SEAMO.

VI) As provas deverão ser realizadas sem auxílio de qualquer outra pessoa.

VII) Apenas a resposta final será solicitada. Justificativas e desenvolvimento não serão avaliados.

VIII) Durante a aplicação da prova os participantes deverão manter ligados apenas os dispositivos eletrônicos necessários à realização da mesma e que respeitem o regulamento da competição.

IX) Durante a prova não é permitido o auxílio de nenhum equipamento (p. ex. calculadora etc) bem como é vedada a consulta a qualquer material impresso ou eletrônico.

X) As respostas deverão ser respondidas na própria plataforma digital da prova.

XII) Folhas em branco poderão ser utilizadas para rascunho.

XIII) Caso alguma regra do regulamento seja desrepeitada, o participante será desclassificado.

XIV) Mais informações podem ser encontradas no link: https://seamo-official.org/guidelines/

XV) O Comitê Organizador e a Secretaria Regional da SEAMO no Brasil (Rede POC) têm o poder de decisão final em qualquer questão apresentada sobre a prova não cabendo recursos.

3. Inscrição

A inscrição deverá ser realizada pelo site: www.seamo.com.br até 15 de outubro de 2020 às 18h00 (horário de Brasília).
O valor da taxa de inscrição será R$ 99,90 para estudantes de escolas públicas e R$ 199,90 para escolas privadas
Será concedido um desconto de 10% para grupos de até 10 estudantes de uma mesma escola ou Secretaria de Educação e de 15% para uma quantidade superior. Nesses casos, os responsáveis deverão contatar a coordenação para solicitar o código de desconto para efetuar a inscrição.
Efetivada a inscrição o estudante receberá por e-mail sua confirmação com sua senha e login para acesso à plataforma em até 5 dias.

4. Grande Prêmio – REDE POC – SEAMO

O estudante brasileiro com melhor resultado na SEAMO X (fase internacional) juntamente com seu professor (no momento da realização da inscrição) serão convidados a participar de uma olimpíada internacional no continente asiático no ano de 2021.
A Rede POC custeará todas as despesas com taxas de inscrição, passagens aéreas (do Brasil até o país do evento, ida e volta), alimentação e estadia do professor e do estudante.
A competição, o local e sua data serão divulgados ao longo do 1o. semestre em função dos organizadores internacionais.

5. Premiação geral, SEAMO X e resultados

Os premiados (Ouro, Prata, Bronze) receberão certificados especiais e medalhas pelo seu desempenho nesta fase. Os demais receberão certificados de participação.
Todos os premiados estarão classificados para se inscreverem na SEAMO X cujas informações serão fornecidas após a divulgação dos resultados da fase global.
Os resultados da fase global serão divulgados até 30 de outubro de 2020.
Todos os certificados serão enviados digitalmente.
As medalhas serão enviadas mediante solicitação e pagamento do custo de produção e envio.

6. Substituições e Cancelamentos

Em caso de cancelamento, a escola ou o participante deverão informar por e-mail acima e, caso as taxas tenham sido pagas, a organização da competição devolverá apenas 20% do valor pago, ficando os 80% restantes como multa.
Substituições serão possíveis mediante consulta.

Open chat